sábado, 18 de junho de 2011

FORMAÇÃO EM REIKI.presencial ou à distância


CONTRIBUTO PARA A ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE REIKI

Felicito a ideia de se discutir a questão de iniciações de REIKI à distância, sim ou não.
Esta preocupação louvável da Associação vem demonstrar a sua abertura e assim dizer-nos que não há tabus que não possam ser analisados com seriedade e serenidade.
Sou Mestre em iniciação feita presencialmente e iniciado em outra também presencialmente e com outra iniciação no nível III-A feita à distância. Eu quis saber a diferença, eu quis "meter a mão na massa" para sentir e aquilatar da diferença.
Nunca podemos perder de vista a essência do Reiki, as suas bases e a sua evolução. O Mundo do Mestre Usui não é o mesmo de hoje e as experiências têm sido as mais diversas veiculadas pelas mais diversas personalidades. O Mundo evolui nas mais diversas áreas e no respeita ao Reiki também ele não lhe fica indiferente. O Terra está sofrendo profundas alterações energéticas e o REIKI como energia que é, é igualmente influenciado.
Nós os Reikianos não produzimos a Energia, somos um canal!
Tudo (a prática do Reiki, as relações, as formações, a divulgação e seus conceitos,a comercialização) se tem que fundamentar nas profundezas do nosso coração do "nosso" Amor Incondicional.
O comércio que em muitos casos se quer fazer e se faz, atinge níveis de verdadeira pouca vergonha ou descaramento sem rosto e com a agravante da transmissão de símbolos (os quais não contesto!)a onerar as sessões quer em termos monetários quer em secretismo.
Não é verdade que o envio de Reiki à distância é uma realidade com resultados muito positivos? Então porque não é válida a iniciação à distância, quando até ela acontece sem custos para o iniciado ?
Podemos questionar se a iniciação presencial não é mais solene, acolhedora, interiorizante, permite um diálogo presencial? Talvez! Mas a eficácia é equivalente à iniciação à distância! E está também tem os seus meios de acompanhamento que digo-vos é muito boa (conheço por experiência: http://projectoluz.pontodeluz.net)
A questão fundamental está em quem pratica, como pratica, no seu coração e não no espaço e no tempo das iniciações.
A iniciação à distância tem a grande vantagem da capacidade de divulgação, pois o Reiki não pode aparecer ou transformar-se numa arte, ou num conhecimento de uma "elite" que por vezes quase "extorque" dinheiro a muitos incautos, quando a sua divulgação como uma técnica de auto-cura e de cura é muito relevante para a nossa Sociedade no que traz de benefícios para muitos doentes e gente carenciada sem recurso para pagar exorbitâncias.
Aqueles que aparecerem como "charlatões" terão os dias contados.
Aqueles que transportarem consigo a arrogância não terão sucesso.
Aqueles que surgirem como negociantes mercenários sucumbirão.
Por tudo isso mantenhamos sempre a discussão séria e serena e o Universo dar-nos-á a luz necessária e fará a "separação do trigo do joio".
O problema do reconhecimento pelo Estado, é outra questão. Para isso será chamada a nossa Associação que não deixará concerteza de tomar uma posição adequada, ouvidos que sejam os associados.
António Miguel
ammmiguel@gmail.com
Blogue: http://cosmovisao13.blogspot.com
15 de Outubro de 2010 20:09

Nenhum comentário:

Postar um comentário